fbpx

Restaurante Industrial – BelVit

Restaurante industrial: o que é, vantagens e como funciona

A implantação de um restaurante industrial tem sido uma alternativa cada vez mais buscada por empresas de todos os portes, devido a uma série de fatores que influenciam na produtividade dos funcionários e na economia.

Veja, a seguir, como funciona esse tipo de serviço, quais as suas vantagens e que tipos de cuidados tomar ao implantar uma cozinha na sua indústria.

Quais as vantagens de implantar um restaurante industrial no seu negócio?

São inúmeras as vantagens de montar um restaurante na sua indústria ou contratar um fornecedor de refeições coletivas.

As principais delas são:

Economia de custos

Na absoluta maioria dos casos, uma empresa de restaurante industrial será capaz de oferecer refeições a um custo menor do que nos restaurantes tradicionais.

E a empresa contratante, por sua vez, poderá obter os benefícios previstos no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Controle da qualidade

A empresa tem um controle maior sobre a qualidade e dos valores nutritivos das refeições oferecidas aos seus colaboradores, sob a supervisão de nutricionistas.

Aumento da produtividade

Com refeições balanceadas e saborosas, é comum aumentar o nível de satisfação e de produtividade dos funcionários. 

Maior integração dos funcionários

Ao se criar um ambiente aconchegante e acolhedor, cria-se naturalmente uma maior integração entre os funcionários no momento das refeições. 

Conveniência

Trata-se de uma opção conveniente para os funcionários, principalmente em lugares mais afastados onde existem poucas opções de restaurante.

Quais as modalidades de refeições coletivas mais comuns nas indústrias?

Existem várias maneiras de uma indústria implantar um serviço de refeições coletivas para cuidar das refeições dos seus funcionários.

O empresário, normalmente, pode optar por:

1) Implantar uma cozinha industrial por conta própria

Implantar uma cozinha na sua indústria por conta própria pode parecer uma boa opção num primeiro momento, mas a nossa experiência mostra que costuma gerar muito mais dor de cabeça do que uma solução de fato para as indústrias.

Isso porque, além de todo o projeto estrutural, será necessário contratar e gerenciar novos funcionários de um segmento cheio de peculiaridades.

Ao colocar na ponta do lápis os custos e os riscos envolvidos na operação, na maioria dos casos acaba não valendo a pena se aventurar sozinho nessa área.

2) Contratar uma empresa terceirizada de cozinha industrial

A segunda opção é contratar uma empresa de refeições coletivas para instalar a cozinha industrial e cuidar da prestação dos serviços.

Na BelVit Refeições Corporativas, por exemplo, estão incluídos nos serviços:

  • Projeto arquitetônico da cozinha industrial;
  • Consultoria gratuita para se adequar às normas vigentes;
  • Acompanhamento junto aos órgãos competentes para autorização de uso da cozinha industrial;
  • Adequações e decoração do refeitório;
  • Contratação, gerência e responsabilidade trabalhista sobre os funcionários da cozinha industrial;
  • Acompanhamento de um time de nutricionistas para desenvolver cardápios balanceados e nutritivos;
  • Cardápio personalizado para cada perfil de cliente e com ampla variedade.

Com isso, as indústrias podem contar com um serviço especializado, seguro, de alta qualidade e a um custo menor do que cuidar de tudo isso por conta própria.

3) Contratar um serviço de refeição transportada

Essa alternativa também é muito comum, principalmente nas indústrias, escolas e outros estabelecimentos que não têm espaço para instalar uma cozinha industrial.

Neste caso, o fornecedor realiza todo o preparo das refeições numa cozinha central e as transporta em segurança até a empresa.

Uma das desvantagens é o fato de não conseguir oferecer aos funcionários uma variedade maior de tipos de proteínas e guarnições.

Afinal, quando se tem uma cozinha dentro da empresa, é possível servir, inclusive, opções à la carte além do cardápio do dia.

Como funciona a montagem de uma cozinha industrial

O processo para montar uma cozinha industrial do zero é simples, mas trabalhoso.

É preciso, primeiramente, identificar o melhor espaço adequado para instalar a cozinha e um ambiente aconchegante para o refeitório.

O grande segredo está em pensar não apenas nos aspectos técnicos das normas (como RDC nº 216, Portaria CVS-5, NBR 141518 e legislações municipais), mas buscar criar um espaço que convide ao descanso e ao relaxamento.

Isso fará uma grande diferença para que os funcionários apoiem o projeto do restaurante corporativo e influencie para que esse momento do dia seja especialmente prazeroso.

Com o projeto à mão, o segundo passo é buscar as licenças de funcionamento junto aos órgãos competentes.

As legislações podem variar em cada cidade, mas, de um modo geral, será preciso um laudo do Corpo de Bombeiros e o alvará de funcionamento junto à Vigilância Sanitária.

O mais demorado costuma ser o alvará, mas ele pode ser expedido com o restaurante já em funcionamento. Ou seja, não é um impeditivo para começar a operacionalizar o serviço.

No caso da BelVit Refeições Corporativas, temos um time técnico especializado para cuidar de todo o projeto e das documentações, para que todas as adequações sejam realizadas de forma ágil e segura. 

Em seguida, vem a aquisição dos equipamentos, visando a qualidade das refeições, a segurança alimentar e a segurança dos funcionários.

Dentre os equipamentos necessários, estão:

  • Fogões industriais;
  • Balcões refrigerados;
  • Carro térmico;
  • Coifas industriais;
  • Forno elétrico;
  • Fritadeira industrial;
  • Mesa quente para o Buffet;
  • Rechauds;
  • Armários de chão e de parede;
  • Pias de inox;
  • Bancadas de inox;
  • Panelas, liquidificadores, processadores e outros utensílios.

Qual o custo para montar uma cozinha industrial dentro de uma empresa?

O custo para montar uma cozinha industrial é muito variado, pois depende das condições atuais do local e da própria capacidade de investimento da empresa.

Por isso, é necessário analisar individualmente as necessidades de cada estabelecimento, para a formatação de um orçamento personalizado.

Qual o custo médio de uma refeição por pessoa num restaurante industrial?

Em geral, o custo médio por pessoa costuma ser menor do que o pago normalmente nos benefícios de vale-refeições.

Tudo vai depender, obviamente, da quantidade de proteínas, guarnições e outros detalhes estabelecidos em contrato.

Os valores, normalmente, podem variar de R$ 16 a até R$ 30 por pessoa, a depender da complexidade da operação.

Como são montados os cardápios no restaurante industrial?

Cada empresa tem a sua própria forma de definir os cardápios.

Na BelVit Refeições Corporativas, todos os cardápios são definidos pelo nosso time de nutricionistas, balanceando saladas, guarnições, sobremesas, sucos e as quantidades de proteínas estabelecidas em contrato.

Normalmente, nos adequamos às necessidades de cada cliente. Em alguns, o cardápio é mensal, em outros quinzenal ou até mesmo semanal.

Costumamos oferecer também opcionais à la carte que podem ser produzidos independentemente do cardápio pré-definido.

Quais cuidados tomar ao contratar um fornecedor de restaurante industrial?

A escolha de um fornecedor de restaurante industrial é complexa e delicada, pois envolve uma área fundamental para a segurança e a satisfação dos colaboradores.

É preciso se atentar a cada detalhe para essa tomada de decisão, já que a relação contratual tende a ser longa.

Alguns aspectos para você prestar atenção ao formatar essa parceria:

  • Estabelecer em contrato a quantidade de proteínas e guarnições e a qualidade dos produtos (Na BelVit, por exemplo, garantimos em contrato que só serão utilizados produtos de fornecedores de reconhecida qualidade);
  • Se possível, peça para visitar algumas cozinhas industriais desse fornecedor para ver na prática o seu funcionamento na hora do almoço;
  • Tomar cuidado especial com os orçamentos excessivamente baixos, pois isso certamente vai refletir na qualidade das refeições;
  • Procure entender se esse fornecedor tem um atendimento ágil, resolutivo e flexível, para ouvir os funcionários e se adaptar às necessidades da sua empresa;
  • Entenda se esse fornecedor pode auxiliar em todas as etapas da implantação da cozinha industrial ou apenas na prestação do serviço.

Ficou alguma dúvida? Agende aqui uma conversa com a gente para ajudarmos você a tomar sua decisão com segurança e levando o maior bem-estar possível para os seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog Empresa à Mesa